Escola Secundária António Nobre(ES/3) - Escola Sede Escola Básica das Antas (EB1/ JI) Escola Básica Monte Aventino (EB1/JI) Escola Básica de Montebello (EB1/JI) Escola Básica de S. João de Deus (EB1/JI) Escola Básica da Areosa (EB 2,3) Escola Básica Nicolau Nasoni(EB 2,3)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

Imprimir
Publicado em:

  

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família  Clique aqui para saber mais...

 

 

ANO LETIVO 2020/2021 gaaf 2

 

 ____________________________________________________________________________________________

 

Formação Pais / Encarregados de Educação AEAN

"Encontra o teu Rumo Após o 9.ºAno" 

 

 

No dia 15-06-2021 decorreu uma sessão informativa, Online - ZOOM, dirigida aos Pais/Encarregados de Educação que se intitulou " Encontra o teu Rumo - Após o 9° ANO". Esta sessão teve como propósito dar a conhecer as opções previstas para o prosseguimento de estudos ao nível do secundário e promover competências nos pais para auxiliar o aluno nesta fase de exploração, planeamento e reflexão vocacional.

Os Pais que estiveram presentes participaram de forma ativa e tiveram a oportunidade de partilhar algumas dúvidas e preocupações à equipa do Serviço de Psicologia e Orientação do GAAF do Agrupamento de Escolas António Nobre, que cuidadosamente foram respondidas numa lógica de responsabilidade co partilhada neste processo de tomada de decisão.

Agradecemos a vossa presença nesta iniciativa e estaremos disponíveis para vos continuar a apoiar e orientar.

 

 

GAAF PAIS

 

GAAF PAIS 1

 

_____________________________________________________________________________________________

 

 

Programa Academia Digital para Pais - Abrace a Educação do seu Filho

 

 

Nos passados dias 22 e 29 de maio de 2021, num total de 8 horas, o Agrupamento de Escolas António Nobre e o GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família associaram-se a uma iniciativa da EDP Distribuição – Energia, S.A., em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), numa formação dirigida a Pais/Encarregados de Educação intitulada “Programa Academia Digital para Pais”.

 

pad

Pretendeu capacitar as famílias de competências digitais básicas que facilitassem o acompanhamento escolar dos filhos e consequentemente a aquisição de ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.

Estiveram 2 turmas, a decorrer em simultâneo, com Encarregado(a)s de educação que representaram desde o 1º ciclo ao 12º ano de escolaridade. Foram orientados, nesta formação, por alunas de 12º ano da disciplina de Aplicações Informáticas, em caráter de voluntariado, que, previamente, foram preparadas pela docente da disciplina, Drª Conceição Menezes.

Foi predominante nesta formação uma metodologia teórico-prática, que procurou, em cada momento, ir de encontro às características individuais de cada participante.

Foi gratificante assistir à motivação e à interação de todos os participantes nesta iniciativa, enriquecida pela partilha das experiências pessoais e interajuda, que resultou num ambiente de acentuada aproximação afetiva.

Este evento, organizado pelo GAAF/SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), contou ainda com a colaboração dos docentes/diretores de turma; e o contributo dos Assistentes Operacionais, em toda a logística necessária à concretização desta atividade.

Finalmente, a equipa GAAF deixa um agradecimento especial às nossas alunas Lara Silva; Lara Paiva; Maria Duarte; Ana Rita Santos, Soraia Moreira e Louishiana Sierra, pela total disponibilidade e atitude “exemplar” na prossecução deste projeto, contribuindo para a satisfação global de todos os participantes.

 

formação 1

 

(Testemunho das Alunas Formadoras) 

 

 

 

 

 SÁBADO(S) DIGITAL -  AEAN a Capacitar os Pais das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação -

 

 

VER VÍDEO!

 

 

_____________________________________________________________________________________________

 

Atividade – “Encontra o teu rumo – depois do 9º ano" 

 

O GAAF/SPO deu por concluídas as sessões nas turmas de 9º ano, do Agrupamento, que decorreram entre os dias 10 e 18 de maio de 2021.

Assumiu-se como objetivo, nestas sessões, proporcionar um espaço informativo e reflexivo sobre os interesses e capacidades individuais cada aluno, consolidando o trabalho desenvolvido ao longo do ano, no processo de Orientação Escolar e Profissional.

Foram explanados e analisados os respetivos planos curriculares que compõem as diferentes áreas do secundário – Científicos-humanísticos e Profissionais, dando ainda a conhecer aos alunos a oferta formativa do Agrupamento para o próximo Ano Letivo.Orientação

Houve ainda oportunidade de antecipar algumas saídas, possíveis, após a conclusão do 12º ano, em termos de acesso ao ensino superior e/ou entrada no mercado de trabalho.

 

A metodologia preconizada na realização destas sessões, privilegiou a articulação estreita com o Diretor de turma, potenciando um ambiente interativo, quer com alunos quer com os respetivos Diretores de Turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________ 

 

 Formação Pais / Encarregados de Educação AEAN

 

 

Decorreu no dia 20-04-2021, uma formação, através da plataforma ZOOM, organizada pelo GAAF/SPO, em articulação com o Clube PHDA, sobre a problemática da Hiperatividade e Défice de Atenção.

 

Esta sessão formativa, foi dirigida aos Pais/Encarregados de educação e dinamizada pela Dra. Mariana Prata, Psicóloga da CUF, sob a temática "Os Desafios da Criança Irrequieta e Desatenta".GAAF B

 

A expectativa para esta ação esteve centrada na reflexão sobre o papel preponderante destes intervenientes educativos, na compreensão da criança com esta problemática e serem facultadas algumas estratégias para melhor lidar com o seu filho(a).

 

Os Pais participaram de forma ativa e construtiva, tendo sido evidente o ambiente de partilha de situações específicas e a necessidade de procurarem orientações sobre a atuação mais ajustada face às situações apresentadas.

 

E desta forma o GAAF/SPO deu por finalizado um ciclo de sessões, que se pretendeu de exploração, compreensão e onde foram sugeridas estratégias específicas aos diferentes interlocutores – Docentes; Assistentes Operacionais e Pais/Encarregados de educação.

 

 

 

GAAF A

 

 

___________________________________________________________________________________________________________

 

 

Feira Virtual "Acesso ao Ensino Superior" - 12ºAno

 

 

 

GAAF 11

 

 

Se ainda tens dúvidas sobre a paragem/curso a que te vais candidatar, desafia-te, participa e descobre o teu futuro na Feira Virtual do Ensino Superior.

 

 

Se ainda não fizeste o registo para a entrada na Feira deixamos aqui o link de acesso:

https://inspiringfuture.pt/registo-feira

 

 

Podes ainda acompanhar o instangran do Inspiring Future que te dará as respostas às tuas dúvidas

https://www.instagram.com/inspiringfuture/?hl=pt

 

 

GAAF 12

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Formação Pais/Encarregados de Educação AEAN

20-04-2021

 

 

E para fechar um ciclo de sessões organizadas pelo GAAF, em articulação com o Clube PHDA, sobre a problemática da Hiperatividade e Défice de Atenção, teremos mais uma vez, a 20-04-2021, no nosso agrupamento, a Dra Mariana Prata, Psicóloga da CUF, a dinamizar uma formação "Os Desafios da Criança Irrequieta e Desatenta".

 

 

gaaf 3

 

 

A expectativa para esta ação está centrada na reflexão sobre o papel preponderante destes intervenientes educativos na compreensão da criança com esta problemática e poder recolher algumas estratégias para melhor lidar com o seu filho(a).

Participe! 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________ 

 

 

Sessão "Acesso ao Ensino Superior" 12°Ano

14-04-2021

 

No dia 14-04-2021, tendo como base a parceria SPO/GAAF & Inspirig Future e ainda com a colaboração dos Diretores de Turma e outros docentes colaboradores foi dinamizada uma tarde informativa e de exploração vocacional, desta vez em formato à distância – ZOOM, aos alunos do 12° ano dos Cursos Cientifico-Humanísticos e Profissionais da Escola Secundária António Nobre, tendo estado neste “auditório virtual” 65 participantes.

gaaf 1

 

 

 

A sessão intitulou-se “Acesso ao Ensino Superior" e assumiu como propósito facilitar, recolher informação sobre as condições de acesso ao ensino superior e sobretudo, permitir uma reflexão e uma tomada de decisão mais consciente e informada neste processo de transição ao Ensino Superior.

 

 

 

 

Foram transmitidas um conjunto de informações, dicas e ferramentas – “Feira Virtual de acesso ao Ensino Superior” e de forma simples e dinâmica e num ambiente interativo, e facilitador de conhecimentos foi efetuado pela dinamizadora do Inspiring Future, Dra Maria Oliveira, uma exploração de alguns espaços da Feira, de forma a elucidar os alunos nos processos para a descoberta do seu “futuro” nesta nova etapa.

Os alunos e Docentes avaliaram a atividade através de um questionário com o predomínio da classificação de Muito Bom.

 

 

A equipa GAAF deixa um agradecimento especial à Equipa do Inspiring Future, que pelo 5° ano consecutivo, contribuiu para a concretização dos objetivos do Serviço de Psicologia/GAAF e ainda o envolvimento e a colaboração de todos os que estiveram connosco nesta iniciativa.

 

 

 ____________________________________________________________________________________________

 

Ciclo de sessões dirigidas a diferentes públicos-alvo - Docentes, Assistentes Operacionais e Pais/ Encarregados de educação: Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção

 

 

No dia 09-02-2021 deu-se início a um ciclo de três sessões sobre a PHDA Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção, resultante da parceria estabelecida entre o GAAF - Gabinete de Apoio ao aluno e à Família, e o Clube PHDA _CUF. Estas sessões decorreram no formato de formação ONLINE.

Esta primeira sessão teve como tema "Os Desafios do Aluno Irrequieto e Desatento", dirigida a docentes do 1°, 2° e 3° ciclo, do AEAN- Agrupamento de Escolas António Nobre organizada pelo GAAF e dinamizada pela psicóloga Dra. Mariana Prata do Clube PHDA _CUF.

O propósito desta ação foi refletir com os docentes sobre a problemática da hiperatividade e desordem de atenção e fornecer/recolher algumas estratégias que pudessem dar suporte à prática dos docentes no contexto de sala de aula.

No dia 02-03-2021, o Clube PHDA associou-se novamente ao GAAF, para o segundo momento deste ciclo de sessões, intitulada "Os Desafios do Aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção", esta dirigida os Assistentes Operacionais do EAN.

Desta vez a ação teve como objetivo, dotar os Assistentes Operacionais, com conhecimentos e competências, para melhor compreender e desconstruir os desafios dos alunos com PHDA.

A formadora, na sua comunicação durante duas horas, partilhou e refletiu sobre alguns mitos, sinais de alerta e comportamentos associados ao PHDA em contexto escolar. Salientou, ainda, o papel preponderante destes agentes educativos, na identificação e trabalho direto com crianças e jovens com esta problemática no espaço escolar e a oportunidade de estes poderem funcionar como facilitadores na aplicação de estratégias mais adequadas, para lidar com estes comportamentos desafiantes.


Foi ainda gratificante assistir à motivação e interação de todos os participantes nesta iniciativa, enriquecida pela partilha das experiências pessoais de cada um no quotidiano escolar.

 

gaaf 10

 gaaf 9

 

 

 

A equipa GAAF deixa um agradecimento especial à Dra. Mariana Prata, psicóloga, pela disponibilidade e a forma envolvente como partilhou informações relevantes para a prática Profissional dos diferentes intervenientes educativos.

____________________________________________________________________________

 

Atividade - "Relacionamento e Intimidade"

 

 

No âmbito do PAA - Plano anual de Atividades do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família realizou-se nos passados dias 10 de novembro de 2020 (Escola Básica Nicolau Nasoni e Escola Secundária António Nobre) e 17 e 23 de novembro (Escola Básica da Areosa), uma ação orientada para as turmas de 9º ano intitulada “Relacionamento e Intimidade”, dinamizada pela Dra. Ana Teresa Dias e que resulta da parceria Arthemis-UMAR com o GAAF.

 

Esta ação com os alunos assumiu o propósito de direcionar os mesmos para a identificação/perceção de sentimentos, refletindo sobre a diferença entre atração, paixão e amor.GAAF 4 Globalmente os alunos das diferentes turmas evidenciaram uma atitude de envolvimento e de forma reflexiva, foram elencando aspetos que melhor identificavam cada um destes sentimentos. Outro dos aspetos focados foram o tipo de relações que podem existir, nomeadamente uma relação de carácter ocasional e as relações mais duradouras, bem como, a importância do “consentimento” e do respeito pelo outro em qualquer tipo de relação. Foram, ainda, sensibilizados para a importância de serem capazes de avaliar/ distinguir os sinais de uma relação abusiva e o prejuízo que acarreta na relação a dois.

 

As turmas revelaram, no decorrer desta ação, um bom dinamismo, participando e colocando questões pertinentes, o que possibilitou um ambiente facilitador da absorção da informação por parte dos alunos.

 

No final da sessão, foi aplicado um inquérito de satisfação que traduziu a muito boa avaliação por parte dos alunos da temática apresentada.

GAAF 5

 

 

ANO ANTERIORES

 

 ____________________________________________________________________________________________

 

Logotipo GAAF 2015-2016O GAAF está sediado na Escola Básica da Areosa, em termos de espaço físico, sem prejuízo de efetuar a realização de deslocações a todas as escolasque compõem o Agrupamento.

Os técnicos do GAAF, colocados a tempo inteiro, têm como área de atuação as Escolas de 1º Ciclo/Jardins de Infância (Escola Básica São João de Deus, Porto; Escola Básica de Montebello, Porto; Escola Básica do Monte Aventino, Porto; Escola Básica das Antas, Porto); a Escola Básica Nicolau Nasoni; a Escola Básica da Areosa, Porto e a EscolaSecundária/3 de António Nobre, Porto.

 

 

Horário - Funciona diariamente, das 8:30h às 17:30h

 

 

 

Atividades

 

Logotipo GAAF 2015-2016

 

GAAF/  APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

 

GAAF - Sessão Bulling 5ºanosSessões sobre “Bullying” - 5º Ano

 

Dias 8 e 9 de março 2016

 

Tendo em conta a atualidade e a pertinência do tema, o GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, em articulação com a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, realizaram nas escolas básicas da Areosa e Nicolau Nasoni um conjunto de sessões de esclarecimento …

 

Saiba mais… 

 

 

 

  

Logotipo GAAF 2015-2016

GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família / APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

 

Sessão sobre “Violência no Namoro” - 10º Anos | 7 de março 2016 | ESAN

 

 

GAAF - Foto -seção Violência no Namoro

 

Acredita-se que a melhor forma de intervir é prevenir. Isto é, facultar aos jovens as ferramentas que lhes permitam adquirir conhecimentos em relação à violência no namoro, que os habilitem para a identificação de situações de abuso e serem capazes de as gerir, começando por perceber a necessidade de procurar ajuda e apoio. Saiba mais…

 

 

 

 

 

  Logotipo GAAF 2015-2016

GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família

 

 

Sessões para pais e encarregados de educação - fevereiro/março 2016

 

GAAF - Sessão Pais e EED

 

 

 “Mudar de ciclo, esclarecimentos e orientações” 

 

"...os técnicos do GAAF conscientes da importância e do impacto que a transição ao novo ciclo acarreta no desenvolvimento pessoal e escolar dos alunos, desenvolveram um conjunto de ações/sessões dirigidas aos encarregados de educação ..."  saiba mais...

 

 

 ____________________________________________________________________________________________

 

 

 

Tem decorrido nas turmas, 9ºAn, 9ºBn, 9ºAa, 9º Ba, 9ºAs o projeto de orientação escolar e profissional, desde o dia 3/10/2014, em sessões quinzenais, levado a cabo pelo serviço de Psicologia e Orientação. Pretende-se com as sessões de O.E.P que os alunos projetem-se no futuro tanto numa via escolar como numa via profissional. A metodologia aplicada é a exploração vocacional em que os alunos vão desbravando caminho e fazendo caminho para vias escolares e profissionais no futuro.

As sessões têm a duração de 45 minutos e desenvolvem-se em horário extracurricular ou nas aulas da disciplina de Educação para a Cidadania.

Aderiram às sessões 83 alunos do Agrupamento de Escolas de António Nobre (Escola Secundária António Nobre, Escola Básica de Areosa, Escola Básica de Nicolau Nasoni).

 

  • Projeto “Já sei estudar”

 

GAAF - Proj Já sei estudarA Psicóloga e a Mediadora têm vindo a desenvolver um Programa de Métodos e Competências de Estudo intitulado “Já Sei Estudar!” direcionado a turmas de 3º/4º ano da Escola S. João de Deus, Escola Básica das Antas e Escola Básica de Montebello. As sessões decorrem com uma periodicidade quinzenal.

Tem como objetivo promover Hábitos e Métodos de Estudo adequados dotando os alunos com um repertório de estratégias orientadoras e procedimentos que lhes permitam enfrentar as aprendizagens de forma mais eficaz e consistente potenciando, desta forma, a qualidade do sucesso educativo. 

 

  • Sessão da Auto-estima “Elogios na palma da mão”

 

GAAF - elogios na palma da mão

 Escola Básica de Montebello - 3º A

 

 Veja mais... 1 2

 

  • Promoção de Competências Parentais

 

O GAAF tem dinamizado sessões de competências parentais com pais/Encarregados de Educação das Escolas dos 1º Ciclos integradas no âmbito do projeto “Já sei estudar” em articulação com as Coordenações de Escolas e Professores titulares de turma.

Nestas sessões são explorados temas relacionados com a supervisão parental, dotando os intervenientes de competências para a promoção de um estudo mais eficaz.

A metodologia utilizada nas várias sessões teve como objetivo dar resposta à especificidade de cada escola/contexto cultural tendo sido dinamizados 3 seminários com pais, subordinado ao tema “Como ajudar o seu filho a estudar”.

 GAAF - competencias parentais

 

 

  • Sessões de Educação Sexual em Contexto Escolar

 

GAAF - Educação Sexual em Contexto EscolarA equipa do GAAF tem vindo a dinamizar no âmbito do PES (Programa de Educação para a Saúde) em articulação com as Enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade - Campanhã e Paranhos - ACES Porto Oriental, um conjunto de ações/sessões com alunos em contexto de grupo/turma. 

 

 

 

 

Notícias

 

 

21 de Abril - Dia Aberto ao Ensino Superior

 

      O GAAF está a organizar a 1ª Edição do dia Aberto ao Ensino Superior que decorrerá nas instalações da escola sede do Agrupamento, Escola Secundária António Nobre, Porto, no dia 21 de Abril, das 9h10m às 17h00.

O dia 21 de Abril será dedicado à exposição de ofertas formativas (com o recurso a stands colocados no polivalente da Escola Básica e Secundária António Nobre, Porto), bem como à realização de workshops  (oficinas temáticas dedicadas à exploração de percursos formativos e profissionais, que possibilitem um contacto directo com estas realidades de forma interactiva).

Considera-se ser de real pertinência para os alunos a colaboração de instituições diversas, no sentido de fomentar significativamente o cariz dinâmico e interactivo, dando a conhecer percursos formativos e profissionais diversificados. Durante um dia teremos a oportunidade de fornecer aos alunos, famílias e comunidade escolar informações sobre as licenciaturas e mestrados integrados das suas faculdades, bem como esclarecer dúvidas sobre currículos, formas de acesso ao ensino superior e os apoios sociais disponibilizados na Universidade do Porto. 

 

 

 

 

 

Dia Aberto

Na próxima 3ª feira, dia 21 de abril, participe no Dia ABERTO ao ENSINO SUPERIOR.Consulte aqui o Programa...

 

 

 

 

 


Dia Aberto ao

Ensino Superior No dia 21 de abril decorreu nas instalações da escola sede do Agrupamento - Escola Secundária /3 António Nobre, 1ª Edição do dia Aberto ao Ensino Superior. O evento contou com a presença de várias instituições do Ensino Superior. No final tivemos a atuação da TAB - Tuna Académica de Biomédicas do ICBAS 

Parabéns ao GAAF pela organização!

Dia Aberto Ens Superior 1

 Foto Tuna 1   Foto Tuna 2   

 

Tuna Académica de Biomédicas do ICBAS - clique nas fotos para ver mais...

 

 

 

 

 

RP

 

POCH TEIP

Norte2020

     

Tuesday the 19th. | Home |