Escola Secundária António Nobre(ES/3) - Escola Sede Escola Básica das Antas (EB1/ JI) Escola Básica Monte Aventino (EB1/JI) Escola Básica de Montebello (EB1/JI) Escola Básica de S. João de Deus (EB1/JI) Escola Básica da Areosa (EB 2,3) Escola Básica Nicolau Nasoni(EB 2,3)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

Imprimir
Publicado em:

 

 

 Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família  Clique aqui para saber mais...

 

 

Logotipo GAAF 2015-2016O GAAF está sediado na Escola Básica da Areosa, em termos de espaço físico, sem prejuízo de efetuar a realização de deslocações a todas as escolasque compõem o Agrupamento.

Os técnicos do GAAF, colocados a tempo inteiro, têm como área de atuação as Escolas de 1º Ciclo/Jardins de Infância (Escola Básica São João de Deus, Porto; Escola Básica de Montebello, Porto; Escola Básica do Monte Aventino, Porto; Escola Básica das Antas, Porto); a Escola Básica Nicolau Nasoni; a Escola Básica da Areosa, Porto e a EscolaSecundária/3 de António Nobre, Porto.

 

 

Horário - Funciona diariamente, das 8:30h às 17:30h

 

 

 

 

Atividades

 

 

 

Tem decorrido nas turmas, 9ºAn, 9ºBn, 9ºAa, 9º Ba, 9ºAs o projeto de orientação escolar e profissional, desde o dia 3/10/2014, em sessões quinzenais, levado a cabo pelo serviço de Psicologia e Orientação. Pretende-se com as sessões de O.E.P que os alunos projetem-se no futuro tanto numa via escolar como numa via profissional. A metodologia aplicada é a exploração vocacional em que os alunos vão desbravando caminho e fazendo caminho para vias escolares e profissionais no futuro.

As sessões têm a duração de 45 minutos e desenvolvem-se em horário extracurricular ou nas aulas da disciplina de Educação para a Cidadania.

Aderiram às sessões 83 alunos do Agrupamento de Escolas de António Nobre (Escola Secundária António Nobre, Escola Básica de Areosa, Escola Básica de Nicolau Nasoni).

 

  • Projeto “Já sei estudar”

 

GAAF - Proj Já sei estudarA Psicóloga e a Mediadora têm vindo a desenvolver um Programa de Métodos e Competências de Estudo intitulado “Já Sei Estudar!” direcionado a turmas de 3º/4º ano da Escola S. João de Deus, Escola Básica das Antas e Escola Básica de Montebello. As sessões decorrem com uma periodicidade quinzenal.

Tem como objetivo promover Hábitos e Métodos de Estudo adequados dotando os alunos com um repertório de estratégias orientadoras e procedimentos que lhes permitam enfrentar as aprendizagens de forma mais eficaz e consistente potenciando, desta forma, a qualidade do sucesso educativo. 

 

  • Sessão da Auto-estima “Elogios na palma da mão”

 

GAAF - elogios na palma da mão

 Escola Básica de Montebello - 3º A

 

 Veja mais... 1 2

 

  • Promoção de Competências Parentais

 

O GAAF tem dinamizado sessões de competências parentais com pais/Encarregados de Educação das Escolas dos 1º Ciclos integradas no âmbito do projeto “Já sei estudar” em articulação com as Coordenações de Escolas e Professores titulares de turma.

Nestas sessões são explorados temas relacionados com a supervisão parental, dotando os intervenientes de competências para a promoção de um estudo mais eficaz.

A metodologia utilizada nas várias sessões teve como objetivo dar resposta à especificidade de cada escola/contexto cultural tendo sido dinamizados 3 seminários com pais, subordinado ao tema “Como ajudar o seu filho a estudar”.

 GAAF - competencias parentais

 

 

  • Sessões de Educação Sexual em Contexto Escolar

 

GAAF - Educação Sexual em Contexto EscolarA equipa do GAAF tem vindo a dinamizar no âmbito do PES (Programa de Educação para a Saúde) em articulação com as Enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade - Campanhã e Paranhos - ACES Porto Oriental, um conjunto de ações/sessões com alunos em contexto de grupo/turma. 

 

 

 

 

Notícias

 

 

21 de Abril - Dia Aberto ao Ensino Superior

 

      O GAAF está a organizar a 1ª Edição do dia Aberto ao Ensino Superior que decorrerá nas instalações da escola sede do Agrupamento, Escola Secundária António Nobre, Porto, no dia 21 de Abril, das 9h10m às 17h00.

O dia 21 de Abril será dedicado à exposição de ofertas formativas (com o recurso a stands colocados no polivalente da Escola Básica e Secundária António Nobre, Porto), bem como à realização de workshops  (oficinas temáticas dedicadas à exploração de percursos formativos e profissionais, que possibilitem um contacto directo com estas realidades de forma interactiva).

Considera-se ser de real pertinência para os alunos a colaboração de instituições diversas, no sentido de fomentar significativamente o cariz dinâmico e interactivo, dando a conhecer percursos formativos e profissionais diversificados. Durante um dia teremos a oportunidade de fornecer aos alunos, famílias e comunidade escolar informações sobre as licenciaturas e mestrados integrados das suas faculdades, bem como esclarecer dúvidas sobre currículos, formas de acesso ao ensino superior e os apoios sociais disponibilizados na Universidade do Porto. 

 

 

 

 

 

Dia Aberto

Na próxima 3ª feira, dia 21 de abril, participe no Dia ABERTO ao ENSINO SUPERIOR.Consulte aqui o Programa...

 

 

 

 

 


Dia Aberto ao

Ensino Superior No dia 21 de abril decorreu nas instalações da escola sede do Agrupamento - Escola Secundária /3 António Nobre, 1ª Edição do dia Aberto ao Ensino Superior. O evento contou com a presença de várias instituições do Ensino Superior. No final tivemos a atuação da TAB - Tuna Académica de Biomédicas do ICBAS 

Parabéns ao GAAF pela organização!

Dia Aberto Ens Superior 1

 Foto Tuna 1   Foto Tuna 2   

 

Tuna Académica de Biomédicas do ICBAS - clique nas fotos para ver mais...

 

 

 

 

 

logo (vrs 2) CP 2013

SGMEC-Horizontal

http://w3.dren.min-edu.pt/wp-content/uploads/2013/09/leaf-header.png

Monday the 20th. | Home |