Escola Secundária António Nobre(ES/3) - Escola Sede Escola Básica das Antas (EB1/ JI) Escola Básica Monte Aventino (EB1/JI) Escola Básica de Montebello (EB1/JI) Escola Básica de S. João de Deus (EB1/JI) Escola Básica da Areosa (EB 2,3) Escola Básica Nicolau Nasoni(EB 2,3)

Escola Secundária António Nobre (ES/3)

Imprimir
Publicado em:

 

 

 

 

Registo Fotografico ESAN 1Localização:

Rua Aval de Cima, 128, 4200-105 Porto

 

Contactos:

Telefone: 225096771/225097661

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Página Web: www.ae-anobre.pt

 

Diretor

Carlos Pedro de Vasconcelos

     

  

 

 

Breve Introdução

 

 

ESAN 2014-03-09 6

Em 1972 foi inaugurado o Liceu António Nobre, enquadrado na reforma de Veiga Simão, para servir toda a vasta zona da freguesia de Paranhos e outras freguesias limítrofes situadas a Norte da Circunvalação.

 

A democraticidade do ensino ensaiava então os primeiros passos, antes da transformação política iniciada em Abril de 1974.

 

A designação inicial, Liceu António Nobre, correspondia a um claro objectivo de preparação dos alunos para o acesso ao ensino superior.

 

A partir de 1979, passou a designarse de Escola Secundária António Nobre (ESAN) e posteriormente de Escola Secundária com 3º Ciclo António Nobre.

 

No decurso de dois processos de agregação/ fusão de estabelecimentos de ensino, o primeiro em 2010 e o segundo em 2012, passou a Escola sede do actual Agrupamento de Escolas de António Nobre.

 

A Escola Secundária António Nobre situase na freguesia de Paranhos, na Rua de Aval de Cima, Porto.

 

Inicialmente constituída por campos de agricultura, caracterizase, hoje, por uma forte acessibilidade, quer de vias de comunicação (VCI, Circunvalação, A3, A4, …), quer de meios de transportes públicos, urbanos e suburbanos, destacandose a proximidade de estações do Metro do Porto -Salgueiros e Combatentes.

 

Na área envolvente encontrase o Pólo Universitário do Nordeste da cidade com várias faculdades de ensino superior público e privado, bem como o Hospital de S. João e o IPO do Porto.

 

 

Caracterização 

 

ESAN - Planta edificio

 

Concebida segundo uma filosofia de “escola aberta”, inovadora na época, a ESAN é composta por quatro blocos, ligados por alpendres que permitem um permanente contacto com o exterior.

 

 

Três desses blocos,  com dois pisos cada um, denominam-se de: Bloco A, Bloco B e C. O Bloco C, divide-se em C1 e C2.

 

 

 

Estes blocos são compostos por salas de aula normais, salas de aula específicas, tais como laboratório de ciências, de física, de química, salas de informática, de Educação Visual e de Educação Tecnológica, Auditório, sala de professores, entre outras.

 

 

ESAN Rampa Entrada

 

 

 

 

 

Como ponto de convergência, o Bloco central, onde se encontram os órgãos de gestão, os serviços administrativos, sala de Atendimento de Pais e Enc. de Educação, o bufete, a cantina, a reprografia/papelaria, biblioteca/centro de recursos.

 

 

 

 

 

 

Nesse mesmo corpo central encontra-se um amplo espaço, o  Polivalente, zona de convívio dos alunos e espaço destinado à organização de diversos eventos.

 

ESAN- Polivalente 1  ESAN - Dia Namorados

 

 

Num vértice, a Nordeste, o pavilhão gimnodesportivo, adaptado a modalidades diversas. O exterior do Pavilhão encontra-se circundado por três campos de jogos.

 

 

ESAN - Pavilhao 2

   ESAN - Pavilhão 1

 

               ESAN - campo jogos exterior

 

 

 

  Os espaços exteriores, rodeados de árvores e jardins, fazem parte integrante da história da ESAN.   

 

ESAN - Pavilhao exterior   ESAN - jardins

 

 

A componente letiva funciona entre as 8:25h e as 18:35h, para o 3º ciclo do ensino básico e secundário, regular e profissionalizante (oferta formativa).

 

 

A ESAN é frequentado por uma população estudantil heterogénea, residente quer na freguesia de Paranhos, quer nas freguesias e concelhos limítrofes. Fruto da parceria com o FCP, a Escola recebe ainda alunos de diferentes partes do país e até do mundo.

Esta diversidade transforma-a num espaço multicultural, permitindo a toda a comunidade educativa o contacto com diferentes realidades e promovendo o espírito de escola inclusiva.

 

 

Protocolos / Parcerias

 

 

A Escola Secundária/3 António Nobre, enquanto sede do Agrupamento de Escolas de António Nobre, mantém vários Protocolos e Parcerias - Câmara Municipal do Porto, Junta de Freguesia de Paranhos, Junta de Freguesia de Campanhã, Centro de Saúde de Paranhos, Instituições de Ensino Superior Público e Privado,  Polícia Segura, FCP, IBERSOL, bem como outras Empresas representativas do tecido empresarial  da zona.

 

 

Com a colaboração dos vários Parceiros, desenvolve vários Projetos - ""Porto de Futuro", Projetos PRESSE, PASSE, Projetos de Prevenção e Segurança, Promoção e Educação para a Saúde(PES), Projetos de Solariedade Social " Escola AMIga", Projecto/ Programa "A Empresa: Aprender a Empreender"…

 

 

 Curiosidades

 

 

As datas marcantes da história da Escola têm sido devidamente assinaladas.

 

 

Medalha - Só 1Em 1992, as comemorações simultâneas dos 20 anos da fundação da ESAN e do 1º Centenário da publicação do “Só”, assumiram especial relevo, com o lançamento de uma edição comemorativa do livro de António Nobre e de uma medalha.

 

Inspirada no verso “Semeando Estrelas e Plantando Luas” de um dos poemas de António Nobre e lema da escola, foi executada uma Tapeçaria com “cartão” da autoria do Prof Américo Moura. Atendendo à originalidade do seu design, pormenores desta tapeçaria têm sido utilizados como “marca” da Escola ao longo destes últimos 4 anos.

 

Em 1997, os 25 anos da Escola foram também assinalados com atividades culturais diversas.

 

 

Semeando Estrelas

Pormenor da tapeçaria inspirada no verso "Semeando Estrelas e Plantando Luas"

 

 

 

 

Sarau Cultural AEAN 6 de junho de 2014

 

 

IMG 4052 1

 

Sarau AEAN 015   Sarau AEAN 041 

sarau salto 2  IMG 4188

“Este foi um momento de encontro e um momento a que pais e encarregados de educação responderam com a sua presença: pode dizer-se que tivemos casa cheia…”

Para saber mais, clique aqui.

 

 

 

Uma visita ao laboratório…

 

Vídeo Experiencias Laboratoriais 1CEB-SecEste ano letivo um grupo de alunos do 4º ano das Escolas Básicas de S. João de Deus e Montebello em conjunto com os alunos do 11º CT2 do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias da ES/3 António Nobre participaram com entusiasmo em várias experiências de carater laboratorial, numa das vertentes da ação “Ler, entender e aplicar”.

 

A ideia foi criar momentos de partilha de saberes entre alunos do 1º ciclo e alunos do ensino secundário.

 

Uma atividade a repetir no futuro!

 

 3 - Microscopio  2 -Tubos de ensaio  4 - experiencia

 

 

 

 

ConviteCartaz Sarau

 

A Direção do Agrupamento de Escolas de António Nobre convida toda a comunidade escolar a assistir ao “Sarau Cultural AEAN 2014”, a realizar no dia 6 de junho, 6ª feira, pelas 21:00h, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária António Nobre.

 

O programa do Sarau é constituído por atividades desportivas e culturais e conta com a atuação de alunos de todos os ciclos de ensino do Agrupamento.

 

Gostaríamos de contar com a vossa presença

 

O Diretor

 

Cristóvão Oliveira

 

                                       

 

  

 

 

 

 

 

RP

 

POCH TEIP

Norte2020

     

Tuesday the 19th. | Home |